Sexta-feira, 16 de Janeiro de 2009

Todos somos filhos de Deus, criados à sua imagem e semelhança, devemos saber fazer o bem sem ostentação e isso tem um grande mérito.

 

Todo aquele que faz o bem deverá saber colocar-se acima da humanidade para renunciar à satisfação dos testemunhos dos homens e esperar a aprovação de Deus.

 

Aqueles que só fazem um benefício com a esperança que o beneficiado lhe fique eternamente grato e espalhe a toda a população que aquela pessoa lhe deu uma grande ajuda monetária ou não o que os torna vaidosos e orgulhosos, pois caso contrário não ajudariam. Para estes é mais importante a aprovação dos homens do que a de Deus.
 
Um dia Jesus disse: "os que fazem o bem com ostentação já receberam a sua recompensa” pois todo aquele que busca a sua glorificação na terra pelo bem que faz, já se pagou a si mesmo. Deus não lhe deve mais nada e só lhe resta receber a punição do seu orgulho.
 
Quando se ajuda alguém que necessita sem ostentação deveremos ter algum cuidado, porque para além da caridade material existe a caridade moral e deveremos ter em atenção não ferir a susceptibilidade daquele que ajudamos. Devemos saber fazer com que aceite toda a ajuda sem ferir o amor-próprio salvaguardando a dignidade humana. Pois há quem aceite um serviço mas recuse uma esmola.
 
Converter um serviço em esmola pela maneira como é prestado é humilhar aquele que recebe e há sempre orgulho e maldade em humilhar alguém.
 
Todo o choque moral aumenta o sofrimento provocado pela necessidade.
 
A verdadeira caridade é delicada e habilidosa pois sabe encontrar as palavras certas para colocarem o beneficiado à vontade e saber o benfeitor inverter os papéis encontrando um meio de parecer ele mesmo agradecido àquele a quem presta ajuda.
 
Isto é o significado destas palavras:
 
“Que a mão esquerda não saiba o que faz a mão direita”

 

 

 



publicado por isabel-maria às 23:31
mais sobre mim
Janeiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
28
29
30
31


blogs SAPO

CC-BY-NC.png
"CC-BY-NC" por Heflox - Obra do próprio. Licenciado sob CC0 via Wikimedia Commons.