Domingo, 29 de Agosto de 2010

Toda a moral de Jesus se resumia na caridade e na humildade que são as duas virtudes contrárias ao egoísmo e ao orgulho.

 

Em todos os seus ensinamentos Ele mostra-nos que estas virtudes são o caminho para a felicidade eterna.

 

Um dia Jesus disse:

 

“ Bem – aventurados, os pobres de espírito “ estava a referir-se aos humildes porque deles é o reino dos Céus.

 

“ Bem – aventurados os que têm o coração puro; bem-aventurados os que são mansos e pacíficos; bem – aventurados os que são misericordiosos “.

 

Um dia um fariseu perguntou a Jesus “Mestre, que devo fazer para possuir a vida eterna”?

 

Jesus respondeu: “ amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e ao próximo como a ti mesmo” e o fariseu pergunta:”quem é o meu próximo”?

 

E Jesus começa a contar-lhe uma história de um homem que vinha de Jerusalém a Jericó e foi assaltado e maltratado pelos ladrões que o abandonaram quase morto. Pelo mesmo caminho passava um sacerdote que quando o viu passou ao largo, mais tarde um levita que ao vê-lo também passa ao largo.

 

Um samaritano que ao passar chega perto dele e quando o viu teve compaixão e atou-lhe as feridas, colocando nelas azeite e vinho. Depois coloca-o no seu camelo e leva-o para uma estalagem para tomar conta dele.

 

No dia seguinte tirou dois denários que era como se denominava a moeda daquela época e entregou-os ao estalajeiro pedindo-lhe para tratar bem daquele homem e se necessitasse de gastar mais do que aquela importância ele retribuía quando voltasse.

 

Assim estava a amar o próximo como a si mesmo. Foi isto que Jesus nos ensinou e é este exemplo que todos devemos seguir.

 

Devemos fazer aos outros aquilo que gostávamos que nos fizessem. Também devemos saber amar os nossos inimigos. Devemos perdoar todas as ofensas se queremos ser perdoados. Se não soubermos perdoar como poderemos um dia querer que Deus nos perdoe?

 

Devemos fazer o bem sem vaidade e exibição.

 

Não devemos julgar os outros sem antes nos julgarmos.

 

Jesus enquanto esteve na Terra e em todos os seus actos esteve sempre presente a humildade e a caridade. Quis mostrar à humanidade que a caridade é uma condição absoluta da felicidade eterna.

 

A caridade é uma virtude que engloba a humildade, a mansidão, a benevolência, a justiça, entre outras.

 

A caridade é a negação absoluta do orgulho e do egoísmo.

 

Então o fariseu pergunta a Jesus qual é o grande mandamento da lei?

 

E Jesus respondeu:

 

“Amareis ao Senhor vosso Deus de todo o vosso coração, de toda a vossa alma, e de todo o vosso entendimento.

 

Este é o maior e o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este é:

 

Amarás o vosso próximo como a vós mesmos”.

 

A caridade e humildade são a única via da salvação enquanto o egoísmo e o orgulho são a via da perdição.

 

Este princípio é formulado nos termos contidos naqueles dois mandamentos, que significa que não se pode verdadeiramente amar a Deus sem amar o próximo nem amar o próximo sem amar a Deus, porque tudo quanto se faz contra o próximo é contra Deus que se faz. Não se pode amar a Deus sem praticar a caridade para com o próximo e todos os deveres do homem se encontram resumidos nesta frase: fora da caridade não há salvação.

 

Esta frase é a consequência do princípio de igualdade perante Deus e da liberdade de consciência.

 

E se tivermos esta máxima como regra, todos os homens são irmãos e seja qual for a sua maneira de adorar Deus, eles dão as mãos e oram uns pelos outros.

 

Esta frase contem os destinos dos homens sobre a Terra e no Céu.

 

Sobre a Terra, eles viverão em paz e no Céu todos os que a tiverem praticado encontrarão graça diante do Senhor.

 

Devemos agradecer a Deus por nos permitir ter conhecimento do espiritismo porque ajuda a compreender melhor os ensinamentos de Cristo e a nos tornar melhores Cristãos.

 

Pode-se dizer que o verdadeiro espírita e o verdadeiro cristão são uma e a mesma coisa, porque todos os que praticam a caridade são discípulos de Jesus, qualquer que seja a religião a que pertençam.

 



publicado por isabel-maria às 20:56
mais sobre mim
Agosto 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

30
31


blogs SAPO

CC-BY-NC.png
"CC-BY-NC" por Heflox - Obra do próprio. Licenciado sob CC0 via Wikimedia Commons.